Com o aumento da popularidade do Crossfit e do treinamento funcional, o treinamento com corda naval se tornou muito utilizado.
Veja agora como ele deve ser feito.
O treino com corda naval, ou rope training, é uma possibilidade muito interessante para uma série de objetivos. No geral, eles são usados para estímulos de ordem metabólica, pelo fato de ser um movimento na maioria das vezes, cíclico.
Em termos de hipertrofia, por exemplo, o treino com corda naval pode ser usado em determinados momentos, mas não é mais relevante.
Porém, o treino com corda naval para preparação física para esportes, emagrecimento e melhora da resistência em geral, é algo altamente efetivo. Porém, é muito comum vermos erros que podem comprometer não só a qualidade do treino com corda naval, como também, sua segurança e saúde.
Preparação física para lutadores, corredores ou qualquer outro atleta, pode ser feita de forma bem completa com a corda naval. Perceba no vídeo com os exercícios, que em praticamente todos os movimentos, há uma grande solicitação de core.
Além disso, podemos envolver os movimentos de membros superiores com deslocamentos, saltos e agachamentos. Com isso, temos uma grande solicitação energética e metabólica.